segunda-feira, 3 de dezembro de 2007


PISCINAS: INFORMAÇÕES TÉCNICAS.
INCRUSTRAÇÕES E MANCHAS EM PISCINAS.

É com alguma freqüência que os construtores de piscinas são interpelados pelos clientes, com a reclamação de que manchas estão aparecendo pelo rejunte dos azulejos, depositando-se na sua superfície, atrapalhando o visual estético da piscina. Na maioria dos casos estas manchas que aparecem na superfície dos azulejos, sempre encostadas aos rejuntes, apresentam coloração por vezes branca ou acinzentada e, às vezes, esverdeada escura ou quase preta.
Essas manchas não têm nada a ver com a impermeabilização efetuada, pois o asfalto não é solúvel em água e, nem reage ou combinam com os produtos utilizados no tratamento de água das piscinas.

1 – Manchas ou Incrustações de coloração clara e acinzentada:

São causadas pela água que se infiltra pelo rejunte dos azulejos e traz consigo o hidróxido de cálcio solúvel contido na argamassa. Este hidróxido de cálcio, em contato com anidrido carbônico dissolvido no ar, forma o carbonato de cálcio insolúvel em água que se deposita nos rejuntes dos azulejos. A poluição e fuligem do ar fazem com que o carbonato de cálcio de coloração branca adquira cor acinzentada escura.

Para evitar essa ocorrência no futuro, deve-se utilizar no assentamento de azulejos, cerâmicas ou pedras, Argamassa Polimérica di tipo AC-III. Embora menos freqüentes, estas incrustações também podem ocorrer em pisos de banheiros, de cozinhas ou de lajes externas quando o caimento correto não é executado, antes da aplicação da camada impermeabilizante. Nos serviços de Bioimpermeabilizações estas manchas ou incrustações não existem.

A presença efetiva do carbonato de cálcio depositado na superfície dos azulejos das piscinas que, nada tem a ver (diretamente) com o sistema impermeabilizante, poderá ser comprovada pela deposição sobre ele de um pouco de ácido muriático. Após alguns segundos, poderemos constatar uma forte efervescência no local, característica do ataque do ácido ao carbonato de cálcio.
Caso seja necessário constatar que a incrustação não está de forma alguma relacionada ao material impermeabilizante (diretamente) é só passar sobre ela um pano limpo embebido em varsol, perceberemos que o pano permanecerá com a mesma coloração, sem que se visualize uma mancha preta característica da presença de material asfáltico usado na impermeabilização.

Nenhum comentário: