sábado, 5 de janeiro de 2008

"CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVE".

Coloquemo-nos em nossas casas e veículos, meditando sobre a viabilidade de viver como nossos bis-avós ou até mesmo como nossos avós, sem os progressos que já são rotineiros em nossas vidas, como por exemplo: sem luz, sem telefone, sem água encanada, sem transporte, sem satélite, sem combustível e etc...Sentir-se útil é condição fundamental do ser humano e, progredir tecnologicamente, torna-se uma conseqüência natural e essencial. Em nossa perspectiva existencial, o homem é o centro do universo!

Para tanto, precisamos agir no meio em que vivemos, alterando-o, conformando-o, dando novas razões e sentidos a pontos da natureza até então, muitas vezes, intactos. Atacar a natureza desmedidamente, focando em primeiro plano o interesse econômico, deturpando a sua essência e não dando nenhuma possibilidade de defesa: é pura violência e destruição. No outro extremo, é muito simples dizer que o meio ambiente não deve ser modificado ou agredido de forma alguma. Todavia, quem assim se expressa ou age, provavelmente esquece que se alimentou, já ao amanhecer, de natureza tratada, transportou-se para o trabalho em inventos de pesquisas e tecnologias desenvolvidas e aplicadas, trabalha auxiliado pelas inovações tecnológicas diárias e repousará em alterações introduzidas no seu lar, todas transformações efetuadas na natureza.

A maioria das pessoas que se dizem "guardiãs da natureza" (os naturebas), talvez não se tenham percebido como é importante avançar, evoluir, mudar, progredir, aperfeiçoar, sem, contudo, destruir o nosso meio ambiente. Nem tanto ao céu e nem tanto ao mar. Pelos cinco canais do pensamento, o homem expressa aquilo que tem feito através da história, sua criação através da arte, o que pensa através da filosofia, o que sente, em palavras, através da literatura e, principalmente, o que tem descoberto ou inovado, através da ciência.

Neste particular, a fabricação de tintas especiais a base d’água, atóxicas, 100% de sólidos e sem solventes, as consideradas ecologicamente corretas, dão exemplo precioso de ciência e tecnologia limpa, protegendo o nosso meio ambiente da poluição industrial. No ceio das industrias químicas, a despeito das dificuldades em obter tecnologias modernas, inovadoras e revolucionárias, esperam-se dos químicos agilidade e precisão em criar e inovar sempre, com produtos em perfeita harmonia com o meio ambiente.

Por tudo isso, é que estamos propondo as empresas de arquitetura e de projetos de engenharia, fugirem das especificações de produtos fabricados por um segmento de mercado ainda enclausurado em produtos à base de solventes e derivados do asfalto, matérias primas tóxicas, de baixo desempenho físico/químico (não funcionam!), que apresentam tecnologia inadequada e ineficaz de Preservação do Meio Ambiente, para novos e revolucionários procedimentos e produtos de BIOIMPERMEABILIZAÇÃO, que foca ao mesmo tempo, atender a qualidade desejada e constatada pelo consumidor final, respeitando e observando o conceito mundial da ONU de "Desenvolvimento Sustentável". Uma Inovação Tecnológica Verde/Clean.

Todo desenvolvimento tecnológico não alcançado com um único interesse econômico, sendo resultado da aplicação de reações e transformações de tecnologias limpas de preservação do nosso ecossistema, produzirá produtos ecologicamente corretos, propiciando melhor qualidade de vida em nosso planeta, preservando-o para a sobrevivência de nossas gerações futuras. Nossos produtos atendem estes objetivos ecológicos.

"Somente através da qualidade de um produto criado, desenvolvido, fabricado, testado e aprovado, é que poderemos avaliar o grau de conhecimento tecnológico de seu criador e formulador. Para a nossa sociedade, nada é bom ou mau por si só, é através da nossa perspectiva ou grau de conhecimento tecnológico que avaliamos se é bom ou mau"!

****************************************************************
"Se você teve a oportunidade de estudar, viajar, conhecer pessoas inteligentes e isto desenvolveu a sua capacidade de fazer uma leitura mais abrangente do mundo... Se você sabe coisas que os outros não sabem... consegue ver o que os outros ainda não estão enxergando..."....Então você tem muitas responsabilidades:

Albert Einstein que além de excepcional cientista foi também um dos mais brilhantes pensadores do nosso século, deixou-nos um alerta muito importante a respeito da leitura: ele dizia que é inútil uma pessoa atravessar a vida lendo os melhores livros, se não tirar deles elementos para uma "ação no mundo".

Por "ação no mundo" ele queria dizer uma ação positiva, renovadora, revolucionária, SER UMA PESSOA "Pró-Ativa" e não "Re-ativa". O que Einstein fazia era uma convocação para a atividade. Um convite à auto-exposição. Ao trabalho, muitas vezes mal compreendido. À ação, muitas vezes combatida.

Ler bons livros, jornais, revistas, viajar, conhecer pessoas e estudar, são coisas muito importantes. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom senso reconhece isto. O perigo está em admitir que a leitura e o estudo (o conhecimento) são o objetivo em si, quando na verdade é apenas um meio.Depois da leitura (do conhecimento) vem a segunda parte da tarefa, que é a "ação no mundo". Sem a segunda parte a primeira perde o sentido.
O que estamos querendo dizer é que é necessário escrever a partir dos livros. E escrever tem aí um sentido bastante figurado: significa fazer alguma coisa, defender uma idéia, agir no sistema, ser uma pessoa Pró-Ativa. Significa contribuir para o progresso. Plantar sementes novas. As pessoas esclarecidas têm responsabilidades grandiosas diante da sociedade. Se virmos um caminho novo e não convidamos a humanidade para avançar por aí, assumimos a responsabilidade pelo atraso. Não devemos nos intimidar diante da ignorância e da mediocridade da maioria que imperam no mundo. Não devemos deixar para os outros o trabalho para o qual estamos preparados.

Se Pasteur (o descobridor da vacina) tivesse se acovardado diante da estupidez dos seus contemporâneos que o consideravam um visionário e tolo, a humanidade teria amargado muitos anos de dor e atraso. Se Einstein tivesse passado seus dias lendo livros de matemática e física, sem nunca ter se exposto (escrevendo suas conclusões e teorias a respeito do que lia), ainda estaríamos acreditando que o espaço e o tempo são grandezas absolutas.

Se todos nós cruzarmos os braços diante das coisas que consideramos erradas, tecnologicamente ultrapassadas e ineficazes, os brasileiros ficaram exatamente onde estão: atrasados tecnologicamente, subdesenvolvidos socialmente, dominados pela ignorância, mediocridade, escravidão profissional e condenados a eternamente serem empregados. A constante evolução tecnológica está diretamente ligada ao surgimento de novas empresas, novos operários e novos empreendedores.

E.T.: Comparem com o que acontece na América do Norte, Europa, Japão, Países Asíaticos e Emirados Árabes-Dubai. Outra coisa, nossas Normalizações e Especificações devem se basear em Padrões Mínimos de Qualidade (Resistência Física e Química) e, não se basear em determinados produtos ou fabricantes, dificultando a adoção de novos produtos ou tecnologias, bem superiores em qualidade e tecnologia aos vendidos no mercado e adotados como normalizados ou especificados.

Sds.

João Alfredo C. Alvim