segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Coberturas: Transformar em uma nova área de lazer!

Que tal seria, além de impermeabilizar antigas coberturas de prédios, ornamentá-las, construir uma fonte d'água com plantas aquáticas, criando uma nova área de lazer que, ao mesmo tempo, acaba por embelezar o edifício e acrescentar uma maior valorização no patrimônio de todos os moradores? Isso é o que podemos chamar de "telhado verde", procedimento técnico em utilização crescente em edifícios residenciais e comerciais de classe alta e que combina a impermeabilização com a utilização de outros materiais de revestimento, proporcionando vantagens como:

  1. Transmitem menos calor para o imóvel do que os revestimentos tradicionais em coberturas.
  2. Melhora a evaporação das chuvas e retém as águas por mais tempo, diminuindo o volume do escoamento em grandes temporais.
  3. Maior vida útil e fácil manutenção.
  4. A cobertura vira área de lazer e valoriza os imóveis.
  5. Pode ser utilizado em lajes ou telhados.
  6. Contribui para a redução de temperatura nas áreas próximas.

O preço de instalação de um telhado verde é, em média, cerca de 25% mais caro do que as técnicas tradicionais, valor recuperado com a maior durabilidade e baixo custo de manutenção. Eu só faço uma recomendação técnica muito importante, a saber: "Plantas de raízes muito profundas não devem ser utilizadas, pois podem comprometer a impermeabilização".

Nenhum comentário: